X
x

Fique por dentro

BENEFÍCIOS DA CONVIVÊNCIA COM OS PET’S

Categoria: Comportamento - Publicado em: 24/08/2015 11:07

O convívio com os animais de estimação gera diversos benefícios para seus tutores. Pesquisas científicas já comprovaram que a presença de cães e gatos na família contribui para a melhoria da qualidade de vida, aliviando a pressão cotidiana e deixando o ambiente mais agradável.

 

O hábito de passear com o cãozinho é um convite para a prática de atividades físicas, combatendo o sedentarismo. Outro ponto positivo é a socialização, uma vez que pessoas que saem acompanhadas dos seus animais de estimação tendem a fazer mais amizades.

 

Para crianças, o contato com o animal de estimação, possibilita o desenvolvimento de responsabilidade e ajuda a lidar com os fatos da vida como nascimento, reprodução e morte, preparando-as de maneira mais leve para os conflitos da vida adulta. Desenvolve os sentimentos de lealdade, amizade e generosidade. Crianças que convivem com animais de estimação tem mais facilidade de comunicação e predisposição social.

Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, tem o receio desde contato em função de possíveis alergias por parte dos bebês. O convívio com cães e gatos desde os primeiros dias de vida corta pela metade a chance de desenvolver doenças alérgicas, uma vez que esta interação estimula, naturalmente, as defesas do organismo.

A companhia dos animais de estimação diminui a incidência de depressão em idosos, reduzindo a necessidade de medicamentos e melhorando a autoestima. Desta forma, o afeto e a amizade que esses amiguinhos têm a oferecer pode aumentar a expectativa de vida.

Independente da idade, a troca de carinho com o animal já é suficiente para diminuir os índices de stress e alegrar vários lares. O tempo investido brincando e cuidando do animal é sem dúvida uma excelente terapia ocupacional.

E você? Depois de saber de todos estes benefícios, já pensou em adotar um amiguinho?