X
x

Fique por dentro

ESCOLHENDO SEU CÃO IDEAL

Categoria: Estilo - Publicado em: 29/07/2015 14:35

Optar por um cão como animal de estimação é um ato de amor e responsabilidade. Estes amigos podem oferecer lealdade e amor incondicional por vários anos. A garantia de uma convivência harmoniosa com o novo membro da família começa na escolha da raça ou perfil do cão.

 

A escolha deve partir de uma boa análise, e não do impulso de comprar ou adotar um filhote fofo ou adulto charmoso. Esta atitude minimiza e muito o grande problema que enfrentamos hoje: o abandono de animais. Nós preparamos para você dicas valiosas para escolher seu companheiro.

 

1-    Objetivo: Você deseja um cão para companhia, guarda, pastoreio ou prática de atividades físicas? Este deve ser o primeiro questionamento que irá direcionar sua escolha.

 

2-    Espaço: Leve em consideração o seu tipo de residência. Ele irá morar em um apartamento ou em uma casa com quintal amplo? Algumas raças não se adaptam bem a ambientes pequenos e fechados que podem favorecer a ansiedade e estresse.

 

3-    Atividade física: O grupo Terrier é exemplo de raças alegres e ativas que precisam de passeios diários. Excelentes parceiros para a prática de atividade física, precisam se exercitar diariamente para que não desenvolvam problemas comportamentais. Outras raças são menos ativas e preferem dormir ou descansar por longos períodos do dia, ideais para companhia de idosos.

 

4-    Temperamento: Algumas raças são mais territorialistas, ainda que dóceis com a família, não são amistosos com estranhos, por isso são excelentes cães de guarda. Alguns cães são reservados, mas estão sempre em alerta, latindo ao menor sinal de ruído. Outros são extremamente dóceis, ideais para convívio com crianças.  

 

5-    Porte: Animais de grande porte necessitam de espaços maiores e também um maior investimento com alimentação. Algumas pessoas ainda associam cães maiores como animais reservados. Existem raças de grande porte e temperamento dócil, assim como pequeno porte e temperamento reservado, principalmente com crianças

 

6-    Pelagem: Raças de pelo curto não precisam de tantos cuidados com a pelagem, uma escovação semanal é o ideal. Em contrapartida, outras com pelo longo precisam de tosas periódicas e escovações diárias. É importante o futuro tutor avaliar a sua disponibilidade de tempo.

 

Vale lembrar que os cães são animais extremamente inteligentes e apresentam personalidade individual. Algumas regras podem ser estabelecidas com educação e treinamento para que o novo amiguinho se adapte tranquilamente à rotina da nova família.

 

Seja um tutor responsável!